02 julio 2018

Novedad editorial "O Livro Didático de Espanhol na escola brasileira"


O Livro Didático de Espanhol na escola brasileira es una obra académica que, como su título sugiere, reúne diversos estudios dedicados a los libros de texto para la enseñanza de español a alumnos brasileños. 

Ha sido organizada por los profesores Cristiano Silva de Barros, Elzimar Goettenauer de Marins Costa y Luciana Maria Almeida de Freitas y publicada por la Pontes Editores (2018) (ISBN: 9788571139480).

Esta una obra extensa, con poco más de cuatrocientas páginas, dividida en 27 capítulos, más la introducción, como podrán ver a continuación:

Apresentação 
Cristiano Silva de Barros
Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Luciana Maria Almeida de Freitas

Parte I

O livro didático de espanhol no Brasil: das origens ao PNLD

Memória do livro didático de espanhol no Brasil: um panorama 

Anselmo Guimarães
Luciana Maria Almeida de Freitas

E La nave va: livros didáticos de espanhol no Brasil 

Marcia Paraquett

Questões sociopolíticas e econômicas da entrada de editores espanhóis no Brasil 

Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

O livro didático de Espanhol no Brasil: da concepção de falsos amigos à entrada no PNLD 

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva

O Programa Nacional do Livro Didático e a ação prático-reflexiva docente 

Júlia Morena Costa
Fernanda Almeida Vita

Os guias de livros didáticos do PNLD de língua estrangeira moderna dos anos finais do ensino fundamental: percursos e funções 

Acassia dos Anjos Santos Rosa
Doris Cristina Vicente da Silva Matos

O processo de avaliação dos conteúdos multimídia no PNLD: desafios vs. avanços 

Janaína Aguiar Mendes Galvão
Mariana Ferreira Ruas

Parte II

O que dizem os autores e editores de livros didáticos?

O livro didático de Espanhol na perspectiva autoral: concepção e processo de elaboração das coleções Cercanía e Cercanía joven 

Luíza Santana Chaves
Ludmila Scarano Barros Coimbra

“Língua estrangeira pra quê, professor?” Um relato de experiência com a autoria de coleção didática de Espanhol  

Alice Moraes Rego de Souza
Diego da Silva Vargas

Os gêneros discursivos e o letramento crítico na produção de livro didático: caminhos e desafios 

Ana Florencia Codeglia
Thayane Silva Campos

O processo de produção de materiais didáticos 

Gretel Eres Fernández
Simone Rinaldi

A produção de livros didáticos de línguas estrangeiras modernas para o PNLD: os textos autênticos e suas implicações 

Ludmila De Nardi
Roberta Amendola

Parte III

O que dizem os pesquisadores de livros didáticos?

Uma análise discursiva do Edital de Convocação do PNLD 2011 

André Lima Cordeiro
Renato Pazos Vazquez

O Brasil e os brasileiros nos livros didáticos de Espanhol 

Bruna Maria Silva Silvério

A gramática nos livros didáticos de Espanhol: breves reflexões a partir das obras aprovadas no PNLD 2015 

Daniel Mazzaro

O livro didático de Espanhol para além do paradigma monolíngue 

Fernando Zolin-Vesz

Atividades de leitura em língua espanhola: os gêneros do discurso e o PNLD 

Gabrielle Oliveira Rodrigues-Martins

O lugar das identidades negras no livro didático de Espanhol 

Josane Silva Souza

Vivências com o livro didático: releituras necessárias 

Joziane Ferraz de Assis

“Ideologia de gênero” no livro didático 

Liliene Maria Hanovich Novaes da Silva

Compreensão auditiva em livros didáticos de Espanhol: o que há de novo? 

Elzimar Goettenauer de Marins Costa

Panorama (gloto)político sobre o livro didático e o ensino de Espanhol no Brasil 

Wagner Barros Teixeira

Herança africana nos livros didáticos de Espanhol: ainda em busca

da representatividade 
Viviane Conceição Antunes
Wallace Oliveira Modesto

Educação linguística em Espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de livros didáticos 

Dayala Paiva de Medeiros Vargens
Luciana Maria Almeida de Freitas

Vozes dissidentes no livro didático de Espanhol em uso na escola pública 

Valdiney da Costa Lobo
Paula Corrêa Furtado Pereira Lima
Warllachana Moisés da Silva
Laura Freze Cypriano Pires
Nathália Alves Celestino

O livro didático e a reforma do pensamento 

Fátima A. T. Cabral Bruno