Ha sido organizada por los profesores Cristiano Silva de Barros, Elzimar Goettenauer de Marins Costa y Luciana Maria Almeida de Freitas y publicada por la Pontes Editores (2018) (ISBN: 9788571139480).
Esta una obra extensa, con poco más de cuatrocientas páginas, dividida en 27 capítulos, más la introducción, como podrán ver a continuación:
Apresentação
Cristiano Silva de Barros
Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Luciana Maria Almeida de Freitas
Parte I
O livro didático de espanhol no Brasil: das origens ao PNLD
Memória do livro didático de espanhol no Brasil: um panorama
Anselmo Guimarães
Luciana Maria Almeida de Freitas
E La nave va: livros didáticos de espanhol no Brasil
Marcia Paraquett
Questões sociopolíticas e econômicas da entrada de editores espanhóis no Brasil
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
O livro didático de Espanhol no Brasil: da concepção de falsos amigos à entrada no PNLD
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva
O Programa Nacional do Livro Didático e a ação prático-reflexiva docente
Júlia Morena Costa
Fernanda Almeida Vita
Os guias de livros didáticos do PNLD de língua estrangeira moderna dos anos finais do ensino fundamental: percursos e funções
Acassia dos Anjos Santos Rosa
Doris Cristina Vicente da Silva Matos
O processo de avaliação dos conteúdos multimídia no PNLD: desafios vs. avanços
Janaína Aguiar Mendes Galvão
Mariana Ferreira Ruas
Parte II
O que dizem os autores e editores de livros didáticos?
O livro didático de Espanhol na perspectiva autoral: concepção e processo de elaboração das coleções Cercanía e Cercanía joven
Luíza Santana Chaves
Ludmila Scarano Barros Coimbra
“Língua estrangeira pra quê, professor?” Um relato de experiência com a autoria de coleção didática de Espanhol
Alice Moraes Rego de Souza
Diego da Silva Vargas
Os gêneros discursivos e o letramento crítico na produção de livro didático: caminhos e desafios
Ana Florencia Codeglia
Thayane Silva Campos
O processo de produção de materiais didáticos
Gretel Eres Fernández
Simone Rinaldi
A produção de livros didáticos de línguas estrangeiras modernas para o PNLD: os textos autênticos e suas implicações
Ludmila De Nardi
Roberta Amendola
Parte III
O que dizem os pesquisadores de livros didáticos?
Uma análise discursiva do Edital de Convocação do PNLD 2011
André Lima Cordeiro
Renato Pazos Vazquez
O Brasil e os brasileiros nos livros didáticos de Espanhol
Bruna Maria Silva Silvério
A gramática nos livros didáticos de Espanhol: breves reflexões a partir das obras aprovadas no PNLD 2015
Daniel Mazzaro
O livro didático de Espanhol para além do paradigma monolíngue
Fernando Zolin-Vesz
Atividades de leitura em língua espanhola: os gêneros do discurso e o PNLD
Gabrielle Oliveira Rodrigues-Martins
O lugar das identidades negras no livro didático de Espanhol
Josane Silva Souza
Vivências com o livro didático: releituras necessárias
Joziane Ferraz de Assis
“Ideologia de gênero” no livro didático
Liliene Maria Hanovich Novaes da Silva
Compreensão auditiva em livros didáticos de Espanhol: o que há de novo?
Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Panorama (gloto)político sobre o livro didático e o ensino de Espanhol no Brasil
Wagner Barros Teixeira
Herança africana nos livros didáticos de Espanhol: ainda em busca
da representatividade
Viviane Conceição Antunes
Wallace Oliveira Modesto
Educação linguística em Espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de livros didáticos
Dayala Paiva de Medeiros Vargens
Luciana Maria Almeida de Freitas
Vozes dissidentes no livro didático de Espanhol em uso na escola pública
Valdiney da Costa Lobo
Paula Corrêa Furtado Pereira Lima
Warllachana Moisés da Silva
Laura Freze Cypriano Pires
Nathália Alves Celestino
O livro didático e a reforma do pensamento
Fátima A. T. Cabral Bruno
1 comentario:
😍
Publicar un comentario