5 dic. 2012

Espanhol e ensino: relatos de pesquisas

En esta época de Papá Noel, Santa Claus o un poco después con los Reyes Magos, han estado llegando anuncios de lanzamientos de libros académicos que alegran la vida de los profesores y estudiosos del  español en Brasil.

Hoy he recibido la noticia de que ya está disponible el e-book gratuito organizado por la colega Tatiana Lourenço de Carvalho (de la UERN) con el título "Espanhol e ensino: relatos de pesquisas". Está disponible para su descarga desde este enlace. También, para que tengan una idea de su contenido, mientras bajan el archivo de 3,2Mb pueden ir viendo el índice aquí mismo, más abajo.  



Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. Tatiana Lourenço de Carvalho (Org). Mossoró: Edições UERN, 2012. 156 p. ISBN: 978-85-7621-053-5
        
O livro “Espanhol e Ensino: relatos de pesquisas” apresenta-se como uma coletânea de trabalhos sobre o ensino de espanhol no Brasil produzidos por pesquisadores de tradição e de níveis de formação diversificados de âmbitos universitários de diferentes regiões do Brasil. A obra traz artigos de professores e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES), dentre elas a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade de São Paulo (USP), oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). As discussões acerca de pesquisas relacionadas ao ensino de língua espanhola se apresentam na obra de maneira coerente e enriquecedora, contribuindo para a difusão do conhecimento entre docentes, discentes e pesquisadores que se veem desafiados a lidar com o atual contexto de imersão do ensino de espanhol nas escolas brasileiras.
    
SUMÁRIO

PREFÁCIO
Isabel Leal Moreno

APRESENTAÇÃO
Tatiana Lourenço de Carvalho

 (No) Efectos de la enseñanza en las clases de E/LE a brasileños: resultados y reflexiones
Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno

O texto literário e o ensino do espanhol no Brasil
Orfa Noemi Gamboa Padilla e Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Leitura e tecnologia da informação e comunicação: reflexões num âmbito universitário de espanhol como língua estrangeira
Cristina Vergnano-Junger

A abordagem dos tempos verbais em livros didáticos de língua espanhola: uma análise sociolinguística
Valdecy de Oliveira Pontes

Entre el lugar de la resistencia y el lugar del aprendizaje: “professora, tú pode falar português?”
Ester Dias de Barros e Valesca Brasil Irala

Gêneros digitais em livro didático de Espanhol como LE: análise de proposta de atividade envolvendo o endereço eletrônico
Érica Campos Paiva e Tatiana Lourenço de Carvalho

O ensino da língua espanhola a partir da abordagem intercultural
Aline Silva Gomes

Crenças de professores de espanhol com relação ao uso do texto literário nas aulas do ensino médio de escolas públicas de Fortaleza
Girlene Moreira da Silva

Prática pedagógica e ensino de E/LE: alguns saberes necessários à sua formação
Regiane Santos Cabral de Paiva e Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Estudo de um blog educacional de língua espanhola sob a perspectiva bakhtiniana: a construção composicional
Fabrício Paiva Mota

Propostas de atividades e habilidades comunicativas e tecnológicas no ensino de língua espanhola online no Instituto UFC Virtual
Elaine Cristina Forte-Ferreira, Samuel de Carvalho Lima e Vicente de Lima-Neto

Um estudo preliminar sobre o imaginário de aprendizes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do ensino brasileiro com relação à língua espanhola
Paula Barros Raizer

Professor imigrante versus aluno nativo em TICS: desfazendo mitos no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Rita de Cássia Rodrigues Oliveira

El uso de los verbos con irregularidad en la raíz en textos de alumnos de la UERN: análisis y reflexión
Pedro Adrião da Silva Júnior

Para  descargar el e-book completo: http://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205espanhol_e_ensino.pdf

Para ver otros e-books de la UERN: http://propeg.uern.br/edicoesuern/default.asp?item=edicoes-uern-ebooks

No hay comentarios: