29 diciembre 2012

Novedad editorial "Português e Espanhol: Esboços, Percepções e Entremeios"


Português e Espanhol: Esboços, Percepções e Entremeios

Organizadoras: Eliana Rosa Sturza (UFSM), Ivani Cristina Silva Fernandes (UFSM) e Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA),PPGL UFSM Editora, ISBN: 9788599527276


Sumário
Apresentação (p. 5-8)

PARTE I – Língua

Comprensión lectora en portugués lengua extranjera en el nivel universitario y desarrollo de estrategias interculturales, por Laura Masello (p. 11-33)

Coincidências nos olhares e disparidades na forma de dizer: uma perspectiva enunciativa na argumentação em portugués e em espanhol, por Ivani Cristina Silva Fernandes (p. 35-56)

Africadas palato-alveolares em região de fronteira: motivações linguísticas, por Eduardo Dutra (p. 57-79)

Engolindo sujeitos: e possível falar de aquisição no domínio dos sujeitos nulos do espanhol por parte de aprendizes brasileiros? por Paulo Antonio Pinheiro Correa (81-100)

PARTE II - Ensino

Produção oral em língua estrangeira: contornos identitários múltiplos no processo de avaliação, por Valesca Brasil Irala (p. 103-127)

Planejamento de ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil: necessidade pedagógica ou mera burocracia?, por Marta A. Oliveira Balbino dos Reis e Gretel Eres Fernández (p. 129-150)

Aproximando presenças e distâncias. Uma análise comparativa entre o ensino presencial e a distância nas Licenciaturas de Espanhol da UFSM, por Vanessa Ribas Fialho e Marcus Vinícius Liessem Fontana (p. 151-169)

Considerações sobre o Ensino Instrumental de PLE e E/LE para Policiais, por Maria Tereza Nunes Marchesan (p. 171-195)

PARTE III - Política e Discurso

Portunhol – do domínio da oralidade a escrita – indícios de uma possível instrumentalização? por Sara dos Santos Mota (p. 199-222)

Destinatarios y modelos de lengua: Sobre el CELU y el desarrollo de ELSE argentina, por Leonor Acuña (p. 223-236)

“La cor de mi perro es vermelho: mapeamento das situações linguísticas nas fronteiras, por Gilvan Muller de Oliveira e Eliana Rosa Sturza (p. 237-262)

Contatos para maiores informações sobre a obra: ppgletras@gmail.com ou listurza@gmail.com

No hay comentarios: